José Serra é hostilizado em em feira da indústria de petróleo no Rio

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'expr41812039866.wp_ryp5frf1zq_impulsosocial' doesn't exist]
SELECT * FROM wp_ryp5frf1zq_impulsosocial

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'expr41812039866.wp_ryp5frf1zq_impulsosocial_popup' doesn't exist]
SELECT * FROM wp_ryp5frf1zq_impulsosocial_popup

Rio –  O  Ministro José Serra (PSDB-SP) foi vaiado, enfrentou um “apitaço“ e precisou ser escoltado pela guarda municipal para deixar o local nesta terça-feira durante a 8ª edição da Brasil Offshore, a Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, realizada entre hoje e a próxima sexta-feira, em Macaé, no Norte Fluminense. A manifestação, realizada por petroleiros, foi em protesto ao Projeto de Lei 12.351/2010, de autoria do tucano, que propõe o fim da exclusividade da Petrobras na operação de regime de partilha no pré-sal

Um grupo de cerca 40 sindicalistas , causou tumulto na abertura da Brasil Offshore, maior conferência de petróleo e gás do país, em Macaé(RJ). Eles protestavam contra um projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que desobriga a Petrobras de atuar como operadora única do pré-sal.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) e pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. A feira é a terceira maior do mundo e a primeira do país. Segundo os organizadores, a expectativa é de que o evento gere cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Na última edição, em 2013, recebeu 51 mil visitantes e contou com a participação de 700 expositores.

Policiais precisaram intervir para que o senadorJosé Serra não fosse agredido e, na saída, o escoltaram até a porta dos fundos do Centro de Exposição de Macaé, onde ocorre o evento.

Os organizadores também comentaram em nota:

“A manifestação ocorreu durante o Painel ‘Inflexões sobre petróleo: um novo marco regulatório’, coordenado pela prefeitura de Macaé, e durou 15 minutos. Logo em seguida, os manifestantes sentaram para assistir a palestra da senador José Serra. A organização da Brasil Offshore respeita todo tipo de opinião e manifestação desde que ela seja pacífica e não desrespeite qualquer visitante da feira”.

Projeto de José Serra
Segundo a assessoria do senador, o projeto que foi alvo de protesto passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) e agora está na fila para votação no plenário do Senado.

O texto propõe que seja retirada da Petrobras a exigência de ela ser operadora exclusiva dos campos de petróleo no pré-sal. Essa seria uma forma de fortalecer a empresa no cenário atual de crise. De acordo com o senador, a Petrobras não tem condições de, atualmente, atender à exigência de participação mínima de 30% nos grupos de exploração e produção do pré-sal.

De acordo com os manifestantes, esse modelo faria com que o percentual para os estados produtores seja maior, diminuindo assim a soberania da Petrobras, já que a participação dela cairia. O modelo atual está vigente desde 2010.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
2 + 11 =