Sisu 2018 tem inscrições antecipadas; confira

São Paulo – Com a antecipação da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) também decidiu antecipar o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018/1. Os estudantes terão de 23 a 26 de janeiro para participar da seleção. A alteração foi feita a pedido de profissionais do ensino superior e estudantes, que temiam o atraso no cronograma escolar. Anteriormente, as inscrições estavam planejadas para ocorrerem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

Para concorrer, é necessário ter feito o Enem 2017 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas.

Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso em universidades e institutos públicos, federais e estaduais. São 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais.

No período de inscrições, o estudante deverá acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “orientações para recuperação de senha”, disponível na página do Enem.

Pesos e nota mínima

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Além disso, algumas instituições de ensino adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso ou outra instituição.

Resultados e matrículas

O MEC também atualizou o restante do cronograma do Sisu. Será realizada apenas uma chamada para matrícula, no dia 29 de janeiro. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse. A partir de 9 de fevereiro será feita a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pela instituição. Assim, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição na qual está participando da lista de espera.

Com informações Guia do Estudante 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
1 × 6 =