Wilson Lima disse que é contra a contribuição de pais para colégios militares

Manaus – O candidato ao governo do Amazonas pelo PSC, Wilson Lima, afirmou no dia 16 de agosto, em entrevista ao Programa 10 na TV, do Grupo Diário de Comunicação, que vai “fazer cumprir a constituição” em relação ao funcionamento das escolas publicas militares que recebem contribuições das Associações de Pais e Mestres (APMCs). “O ensino público deve ser gratuito, sem a necessidade de pagar nada para estudar”, disse ele, defendendo que as escolas militares sejam administradas pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e não pelos militares.

Os pais e professores integrantes das APMCs das escolas militares defendem a manutenção das taxas nos colégios. Eles sustentam que querem continuar com a contribuição espontânea às escolas por entenderem que mantém a qualidade do ensino e da estrutura física das escolas. “É uma contribuição voluntária das famílias à escola, amparada pela lei das APMCs. Com isso a gente ajuda a manter o sistema pedagógico, com bons livros, reforçando a educação dos nossos filhos”, disse uma mãe integrante de APMC que não quis se identificar.

Wilson Lima declara na entrevista que o processo, hoje, é excludente e desigual para os alunos terem acesso às escolas, citando o caso da escola do bairro Lago Azul, da Zona Norte de Manaus. Disse na entrevista que as escolas militares têm números positivos, mas erros devem ser reparados. “Vamos fazer cumprir a constituição. O ensino público deve ser gratuito, sem a necessidade de pagar por nada para estudar. Os pais têm que pagar um livro de R$ 700. Isso não pode, aumenta o abismo entre os que podem e os que não podem tanto”, disse.

A entrevista integrou uma série de entrevista do Programa Dez na TV com todos os candidatos ao governo do Amazonas no primeiro turno das eleições. No programa o candidato falou sobre seus projetos para a saúde, educação e segurança pública.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
27 × 5 =