BRASIL – O policial civil Roosevelt San Martin Dias, de 40 anos, ficou com sequelas da Covid-19 e precisou ser intubado nessa quinta-feira (22), em Cuiabá. Ele foi diagnosticado com a doença no dia 26 de março, fez o tratamento em casa e se recuperou. Depois de 17 dias ele voltou a se sentir mal e foi internado no Pronto Socorro Municipal com 50% do pulmão comprometido.
O irmão de Roosevelt, Evandro San Martin Dias, contou que a família está fazendo vaquinha online para arrecadar dinheiro para a compra do medicamento Actemra. Segundo ele, o irmão precisa tomar 800 mg do remédio, o que deve custar mais de R$ 40 mil. “Hoje (23) o médico ligou dizendo que precisava desse medicamento urgente e não tem no hospital. Meu irmão está jogado por lá. A família está desesperada. Queremos fazer empréstimo no banco, vender carro, casa, tudo para tentar salvar a vida dele”, contou.
O que é a ‘Covid longa’?
A “Covid longa” (ou “Síndrome Pós-Covid”, “Covid persistente” ou “Covid prolongada”) é uma doença que atinge até 80% dos doentes. São pelo menos 55 efeitos de longo prazo (veja no infográfico acima).
Pesquisas reunidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as mulheres são as que mais relatam complicações posteriores à infecção pelo novo coronavírus.
Um estudo britânico que acompanhou 1.077 pessoas que ficaram internados aponta que 7 a cada 10 pacientes não se sentiam totalmente recuperados 5 meses após alta (e 1 a cada 5 pessoas relatou dificuldades de ver, ouvir ou andar).