SÃO PAULO (SP) – Mostrando irritação, a deputada federal Carla Zambellli (PL) respondeu à pergunta de um jovem youtuber conhecido como Victor Carazzato. Em vídeo divulgado pelo UOL, ele pergunta de quem seria a culpa pelas mortes causadas na crise de oxigênio em Manaus e a deputada revela que seria da própria capital amazonense. O vídeo foi gravado no último domingo (1º), em São Paulo.
O caso aconteceu durante ato bolsonarista. O youtuber a questiona sobre o posicionamento do governo federal sobre a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus uma semana antes do colapso.
“Quando o governo federal foi avisado que ia faltar oxigênio em Manaus, uma semana antes. Faltou oxigênio, as pessoas morreram. A culpa é de quem?”, perguntou o jovem.
Demonstrando desconforto, a deputada culpou a própria cidade, mas depois tentou “consertar” a fala. “A culpa é de Manaus. […] Porque o que tá acontecendo aqui é você estar pegando uma investigação da Justiça, que é quem decide na verdade essas coisas”, declarou a deputada.
Em nota, a deputada afirma que “apenas repeti o que foi referendado pelo STF”. Entretanto, a decisão do Supremo Tribunal Federal estabeleceu que questões relacionadas à saúde pública são divididas de igual modo entre os entes federados: município, estado e a União.