MANAUS (AM) – Em vez de usar tempo destinado para falar sobre a segurança estudantil nas escolas, o vereador Raiff Matos gastou o seu tempo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para falar sobre a linguagem neutra, que segundo ele “quer acabar com a família”. As críticas aconteceram na sessão da casa desta segunda-feira (17).
“Essa linguagem, ‘todes’, quer acabar com a família”, disse o político.
Não satisfeito ele foi para as redes sociais falar sobre o assunto. Ele fez um post em seu instagram pessoal onde afirma que a linguagem neutra é uma ferramenta de manipulação.
“Esse controle sobre a forma das pessoas falarem, descaracterizando e manipulando o uso da língua portuguesa, serve como ferramenta para manipulação. Uma população sem o conhecimento da sua língua, se torna ignorante, pois os demais aprendizados acontecem por meio da língua portuguesa”, publicou o parlamentar.
Ele ressaltou ainda que tem um Projeto de Lei n° 519/2022, de sua autoria, no qual “garante o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com a Norma Culta”.
O objetivo em substituir o artigo masculino genérico pelo “e” é neutralizar o gênero gramatical a fim de que as pessoas não binárias (que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino) ou intersexo se sintam representadas.
Ver essa foto no Instagram