MANAUS – AM | Manaus concentra 72% dos casos de acidentes com mortes no trânsito do Amazonas, em 2021. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-AM), divulgados nesta quinta-feira (12).
O último fatal ocorreu na sexta-feira (27), quando duas mulheres, a adolescente Maria Eduarda, 17, e a madrasta, Susi Caldas, foram atingidas por um caminhao desgovernado na avenida Rodrigo Otávio
Segundo o órgão, até julho deste ano, foram registrados 195 acidentes com mortos no estado. Desses, 141 ocorreram na capital, enquanto 54 foram registrados em cidades do interior.
O mês de maio é o que concentra o maior número de casos. Foram 28 mortes no trânsito de Manaus e 12 no interior, totalizando 40 óbitos.
Já em relação aos acidentes com danos materiais, os dados parciais do Detran mostram que até o mês de julho foram 4.623 em Manaus e 193 ocorreram no interior. Somente em julho, a cidade registrou 335 casos de acidentes. Já no interior foram 48.
CARRETAS CIRCULAM FORA DO HORÁRIO PERMITIDO
Apesar de regulamentada pela portaria municipal nº 016/2013, a restrição de veículos de carga pesada em horários e locais definidos continua sendo descumprida. A portaria estabelece normas e horários para cargas em diversas áreas da cidade. Confira:
CENTRO – Caminhões acima de 8 toneladas não podem circular de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 20h, e nos sábados, das 6h às 17h, nas áreas delimitadas pelas seguintes vias: Leonardo Malcher; Luiz Antony; Governador Vitorio; Tamandaré; Marquês de Santa Cruz; Floriano Peixoto; 7 de setembro; Joaquim Nabuco
Já os caminhões com o peso acima de 16 toneladas, a restrição de circulação vigora também de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 20h e nos sábados de 6h às 17h, nas seguintes áreas: Maquês de Santa Cruz; Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna, Rua dos Andradas, Joaquim Nabuco; trecho entre a rua dos Andradas e Quintino Cocaiúva-; Quintino Bocaiúva e Floriano Peixoto.
CONTANTINO NERY – São proibidos de circular no período das 6h às 9h e das 17h às 20h os veículos com peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas. Veículos com PBT acima de 16 toneladas só poderão circular no período de 20h às 6h. As dimensões máximas permitidas são o comprimento de 18,60m, altura de 4,40m e largura de 2,60m.
DJALMA BATISTA – São proibidos de circular de segunda à sexta-feira, no horário de 6h às 9h e das 17h às 20h, os veículos acima de 8 toneladas. Nos mesmos dias da semana, no horário entre 9h às 17h, estão proibidos de circular os veículos acima de 16 toneladas.
MÁRIO YPIRANGA – No trecho entre a av. Efigênio Sales e o boulevard Álvaro Maia, a circulação é livre em qualquer horário para veículos acima de até 8 toneladas. De 8 a 16 toneladas é proibido circular no horário das 6h às 9h. Acima de 16 toneladas é proibido de circular das 6h às 20h.