Alagoas – Uma adolescente de 17 anos foi estuprada por um motorista enquanto voltava para casa em carro cadastrado na Uber, na madrugada de sábado (28), no bairro de Jacarecica, em Maceió. O motorista José Marcos Horacio Lopes, 26, foi preso por policiais da Deic (Divisão de Investigação e Capturas) da Polícia Civil, horas depois do crime, e confessou a prática de violência sexual.
Segundo a polícia, a garota tinha saído de uma festa e solicitou corrida pelo aplicativo para voltar para casa. Ela ia sozinha no carro, um Ford Ka branco, do bairro Pescaria, no litoral norte de Maceió, para o Farol, parte alta da cidade. Universa consultou a placa do veículo e o carro pertence ao irmão do motorista.
Universa tentou localizar a defesa do suspeito, mas não conseguiu. A polícia não informou se ele prestou depoimento acompanhado de um advogado. A reportagem também tentou localizar o proprietário do veículo, mas não obteve sucesso. O delegado Fábio Costa, titular da Deic, disse que a vítima relatou em depoimento que, no caminho, ao chegar na entrada do sítio São Jorge, em Jacarecica, o motorista pediu que ela fosse para o banco da frente e “começou a constrangê-la” elogiando seus atributos físicos. Depois, o homem, “passou a acariciá-la” e, em seguida, estuprou a garota.
“No acesso ao sítio São Jorge, o suspeito parou o veículo no acostamento e passou a violentar sexualmente a adolescente que, nas palavras dela, estava aterrorizada com a possibilidade ser morta no local completamente ermo”, afirma o delegado Fábio Costa, titular da Deic.
Segundo Fábio Costa, o crime ocorreu por volta da 1h do sábado. A menina conseguiu sair e, quando chegou em casa, relatou a violência sofrida aos pais, que chamaram a polícia.
A vítima recebeu atendimento no Hospital da Mulher, no bairro do Poço, e já está em casa. Ela não corre risco de morte e está se submetendo a tratamento com medicamentos antirretrovirais para evitar contágio de infecções sexualmente transmissíveis. José Marcos Horacio Lopes foi preso dirigindo o mesmo veículo utilizado no crime, por volta da 14h do sábado, logo após sair de casa, no bairro de Antares, parte alta de Maceió. Um vídeo divulgado pela polícia mostra a prisão dele, que ao receber voz de prisão não ofereceu resistência.
A polícia disse que o motorista de aplicativo, durante depoimento, confessou que estuprou a adolescente e, ainda afirmou, que observou que por ela estar supostamente embriagada não teria como oferecer resistência à violência sexual. “Após confessar o crime foi autuado por estupro de vulnerável pelo fato de a vítima não estar em condições de oferecer resistência em razão da embriaguez”, informou a polícia. O homem passou por audiência de custódia, ontem, e a prisão em flagrante foi convertida em preventiva pelo juiz plantonista George Leão de Omena, no fórum do Barro Duro. Ele está preso em uma unidade do sistema prisional de Alagoas a disposição da Justiça. Caso ele seja condenado, ele poderá pagar 15 anos de prisão.
A Uber disse que a conta do motorista foi desativada assim que a empresa tomou conhecimento do ocorrido e que “lamenta o crime terrível que foi cometido”. A empresa afirmou ainda que está à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações.