Aeronave da Nasa faz pouso técnico no Aeroporto Internacional dos Guararapes

Recife – Um dos dois laboratórios aéreos da Nasa, agência espacial norte-americana, pousou no Recife na manhã da última terça-feira, 23 de agosto de 2016

. A assessoria de imprensa da Infraero informou que a parada teve fins de reabastcimento e manutenção preventiva, após um voo de 10h, a 750km/h realizado pela aeronave. De acordo com o órgão, não houve parada do espaço aéreo e o avião fica em solo pernambucano até a próxima sexta-feira (26), quando segue às 5h, para a Namíbia, na África.

A aeronave faz parte do Diretório de Missões Científicas da agência, sediado em Palmdale, Califórnia. A ideia é que ela colete informações sobre recursos naturais da Terra – em especial sobre a questão do aquecimento global. Ela faz observações celestiais, além de verificar dinâmicas e químicas atmosféricas e processos oceânicos.

O avião serve ainda para pesquisas sobre sensores eletrônicos e até para calibrar satélites. Ele é capaz de voar na estratosfera a velocidades subsônicas – o que o faz capaz de recolher informações como a da concentração de ozônio sobre os polos da Terra.

Por meio de nota, o Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) informou que o pouso técnico serviu para reabastecimento e manutenção preventiva da aeronave e foi motivado pela localização geográfica e pelas condições operacionais do terminal aeroviário recifense.

O avião da Nasa deve ficar na capital pernambucana até a próxima sexta (26), quando decola às 5h em direção à Namíbia, na África.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
18 ⁄ 3 =