Brasília – Nesta sexta-feira(21) o congresso nacional amanheceu cercado por policiais federais.
Uma equipe fortemente armada e encapuzados,vasculharam salas e gabinetes.
A ordem é colher provas contra policiais legislativos lotados no Senado Federal suspeitos de atrapalhar investigações da PF constantemente.
Ao todo foram expedidos 4 mandados de prisão temporária e 5 de busca e apreensão e 4 pedidos de afastamento da função pública.
Quatro policias legislativos foram presos. A prisão deles é a temporária, com prazo definido para terminar. Um dos presos é Pedro Ricardo Araújo Carvalho, chefe da polícia legislativa
Suspeita é de que polícia legislativa atrapalhou investigações contra políticos com assessoria de contrainteligência para ajudar parlamentares investigados na Lava-jato.
Outras equipes da PF também fazem buscas em apartamentos e residências dos suspeitos.
Polêmica com a Polícia Federa
A polícia legislativa já esteve no centro de uma confusão por causa da Operação Lava Jato. Em julho de 2015, policiais do Senado tentaram impedir o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no apartamento funcional do senador Fernando Collor (PTC-AL).
Na ocasião, a Polícia Legislativa do Senado e a Advocacia-Geral do Senado disseram que a PF havia descumprido resolução da Casa ao entrar em um apartamento funcional de senador.