BRASÍLIA | Na noite desta terça-feira (19), o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chocou internautas ao declarar, durante uma entrevista à Carta Capital, que “ainda bem” que o “monstro chamado coronavírus” foi criado.
“Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.”
Segundo Lula, a crise causada pela covid-19 é de responsabilidade dos serviços públicos. “Essa crise do coronavírus, somente o Estado é que pode resolver isso”, afirmou.
Na entrevista, Lula também alegou que o preconceito é estrutural e está “na medula da elite brasileira”. Ele ressaltou que o atual momento é de “guerra contra o coronavírus” e criticou Jair Bolsonaro por “sequer” conseguir disponibilizar o auxílio emergencial para todas as pessoas que tem direito. O ex-presidente descartou a possibilidade de uma candidatura em 2022, mas disse, no entanto, que pretende atuar politicamente para “não deixar o país voltar a ter um presidente da ‘qualidade’ do Bolsonaro”.
O petista voltou aos debates políticos após ser solto em novembro de 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância, que é o caso. O ex-presidente ficou preso por um ano e sete meses e cumpriu pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do caso do triplex no Guarujá
As declarações do ex-presidente durante a entrevista foram vistas de forma negativa por muitos, mas alguns ainda saíram em defesa de Lula.