Manaus- AM| Segundo dados do site da Câmara de Deputados, apenas sete dos oito deputados federais do Amazonas tem 100% de presença nas sessões plenárias realizadas em 2019.
O deputado federal Átila Lins (PP), foi o parlamentar com mais faltas da bancada do Amazonas, com um total de 28 ausências, onde 25 foram justificadas e apenas três geraram desconto salarial. O segundo com mais faltas foi o deputado Silas Câmara (Republicanos), com 27 faltas. Ele justificou 14 ausências e as outras 13 geraram descontos no salário.
Em terceiro com mais faltas surge Alberto Neto (Republicanos), tendo um total de 25 faltas, mas todas foram justificadas não levando a desconto de seu salário. Na sequência aparece o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade), com total de 24 faltas, sendo que apenas três ele apresentou justificativas, outras 21 levaram a descontos em seu salário. Em seguida aparece o deputado Pablo Oliva com 21 faltas, tendo justificado 19 delas e duas geraram desconto salarial.
Em contra partida, os deputados que tem menos faltas são: Marcelo Ramos (PR) com apenas cinco faltas; José Ricardo (PT) com duas que foram justificadas e Sidney Leite (PSD) que esteve presente em todas as 168 sessões realizadas entre fevereiro e dezembro.
De acordo com o art. 4º do Ato Conjunto de 30 de janeiro de 2003, para calcular o valor relativo a cada sessão, é preciso dividir a soma dos subsídios variável e adicional pelo número de sessões deliberativas realizadas no mês. Como hoje o subsídio é fixo, toma-se como referência o percentual representado na época da publicação do ato pelos subsídios variável e adicional: 62,5% da remuneração mensal dos deputados. Assim, para chegar ao valor do desconto por sessão, divide-se R$ 21.101,88 (62,5% da remuneração mensal) pelo número de sessões deliberativas realizadas no mês.
A remuneração mensal bruta do deputado federal é de R$ 33.763,00.