BRASIL | Mais um besteirol do Tiktok começou a viralizar entre os jovens e coloca em risco a saúde da nova geração: o desafio de ‘fumar cotonete’.
A nova moda entre crianças e adolescentes tem preocupado pais e também especialistas, que alertam para os riscos à saúde provocados pela liberação de substâncias tóxicas a partir da queima do plástico do cotonete.
Além de causar doenças respiratórias, a prática de inalar a fumaça do cotonete pode causar o surgimento de câncer.
Em vídeos publicados em redes sociais, jovens aparecem queimando a haste flexível, que é de plástico. Depois, ele inalam a fumaça provocada pela queima do algodão, simulando um cigarro.
Mas especialistas afirmam que o plástico, quando submetido à queima, libera substâncias cancerígenas, colocando em risco o desenvolvimento de câncer nesses jovens.
“Já o algodão tem fibras orgânicas que quando são submetidas à queima liberam substâncias tóxicas que causam inflamação e irritação, Podendo ocasionar um estreitamento das vias aéreas, que pode provocar tosse, falta de ar, chiado no peito, broncoespasmos e internações”, acrescenta o pneumologista em entrevista à IstoÉ.
A cada ano, novos desafios surgem na internet, como a Baleia Azul, o desafio de cheirar corretivo e até mesmo desodorante. Por isso, o especialista destaca a importância de sempre checar o que os filhos andam pesquisando na internet e quais conteúdos eles consomem, já que nem tudo é benéfico.
“Claro, que não tem hoje como proibir o filho de ter uma rede social, faz parte do desenvolvimento dele, mas é possível limitar e criar regras. E sempre ser vigilante ao que está assistindo. Para ter controle participativo por meio do diálogo e não autoritário”, afirma Cristina Borsari, coordenadora do departamento de psicologia do Sabará Hospital Infantil.
Para ler a matéria completa na IstoÉ, clique AQUI.