São Paulo – Há exatos 31 anos, os noruegueses do A-Ha lançaram “Hunting High And Low”, que foi, de longe, o álbum mais bem sucedido do trio. O disco de estreia do grupo vendeu mais de 10 milhões de cópias no planeta, o que faz dele um dos maiores sucessos da história da música pop feito por uma banda vinda de um país que não tem o inglês como língua materna.
Ainda que tenha ótimas faixas, inegavelmente é daqueles álbuns definidos pelos seus singles, e também pelos seus clipes. Todos eles são poderosíssimos e sobrevivem surpreendentemente bem.
Nada mal para um grupo que foi tratado como uma atração descartável por boa parte da crítica na época. Ainda que isso hoje possa parecer um tanto absurdo, vale lembrar que desconfiança tinha certa razão de ser. Basta dizer que a banda só foi fazer seu primeiro show ao vivo em junho de 1986.
Apesar de apostar no synthpop quando o estilo já parecia ter atingido a exaustão, quando ouvidas hoje, nota-se que as faixas do disco eram todas bem trabalhadas. É fato que certos arranjos e timbres soam datados, mas não a ponto de atrapalhar a audição do trabalho depois de três décadas.
O álbum foi bem sucedido nos EUA, mas se deu ainda melhor na Europa e no Brasil.
Por aqui o grupo fez tanto sucesso que quando finalmente chegou ao país – em 1989 – foi para se apresentar em estádios em clima de histeria. Não a toa eles voltariam para cá por diversas vezes nos anos seguintes.
Assim, não é de se estranhar que eles tenham topado se reunir em 2015 para um show no Rock In Rio, cinco anos depois de terem anunciado sua separação.
Basta lembrar que a apresentação deles no festival em 1991 foi uma das mais vistas e prestigiadas de toda a história do festival. O show do A-Ha no Rock in Rio 2015 acontecerá em 27 de setembro – eles tocarão antes de Katy Perry.
Relembre os maiores sucessos da banda:
“Take On Me”
É difícil dissociar essa música de seu vídeo, extremamente inovador para a época e que ainda hoje impressiona. A música aliás é um excelente exemplo de como um bom clipe – e a ajuda inestimável da MTV – podiam fazer toda a diferença na carreira de uma banda.
“Take On Me” foi lançada em 1984 e fez sucesso na Noruega, mas não no Reino Unido. A canção foi então regravada – é essa a versão que se tornou conhecida – e relançada, mas ainda assim não emplacou no exterior. A história só foi mesmo mudar depois que o vídeo da música, misturando animação e cenas em live action, entrou em alta rotação na MTV,e por consequência nas rádios e em outros programas que exibiam clipes. A faixa então conseguiu chegar ao topo da parada americana e no segundo lugar na britânica e hoje é um dos grandes clássicos da década de 80
“The Sun Always Shines On Tv”
Tão boa quanto “Take On Me”, “The Sun Always Shines On Tv” também cresceu muito graças ao seu vídeo, feito nos mesmos moldes do hit anterior. Uma verdadeira sinfonia para sintetizadores, guitarra e bateria, a canção segue como uma das melhores da banda, e é daquelas que mesmos quem não é fã deles dá o braço a torcer.
A música chegou ao topo da parada britânica, mas nos EUA ela não foi além do vigésimo lugar.
“Hunting High And Low”
A faixa título do álbum mostrou uma nova faceta da banda. Uma balada semi-acústica e de grande classe, ela veio acompanhada por um clipe igualmente memorável, ainda que bem diferente dos seus antecessores. a faixa mostrou que o trio tinha mais a oferecer que o pop dançante e sintetizado que os tornou famosos. Ainda que não tenha entrado na parada da Billboard, no Reino Unido ela chegou ao quinto lugar.
“You Are The One”
Amigos de infância, Paul Waaktaar e Magne Furuholmen começaram a tocar juntos numa banda de nome Black Sapphire, até que, no início dos anos 80 acabaram por conhecer Morten Harket (que também era de uma outra banda chamada Soldier Bluesda qual era o vocalista). Os três decidiram, então, formar uma única banda e em 1982 deixaram a Noruega rumo à Londres a fim de fazer uma boa carreira no mundo da música.
O nome “A-ha” foi “achado” por Magne Furuholmen em um caderno de notas de Paul. Estava escrito: “Aha!” (uma expressão muito utilizada que significa surpresa, espanto, descoberta, etc). Eles resolveram usar esta expressão para batizar a banda deles (inserindo um hífen entre o primeiro “A” e o “H” e retirando o ponto de exclamação: A-ha). A justificativa para adotar esse nome foi a de que os rapazes queriam um nome curto, de fácil memorização, e que lembrasse o som do idioma norueguês.[4]
Em Londres, após serem rejeitados por várias gravadoras, o grupo finalmente firmou um acordo com a Warner Bros. Records(na qual permaneceram até 1994) com a ajuda do músico John Ratcliff e do empresário Terry Slater, depois de algumas reuniões.
Primeira fase (1986-1994)
próximo álbum do A-ha foi Scoundrel days em 1986. Este álbum traz uma sonoridade mais sombria, diferente do anterior. Emplacam os hits “Cry Wolf“, “I’ve Been Losing You“, “Manhattan Skyline” e, apesar de não ter sido single nem ter recebido um clipe, a faixa-título se tornou um dos maiores clássicos do A-ha e é muito lembrada até hoje.
Mais turnês e grandes parcerias, como a trilha de 007 – Marcado para morte, em 1987. O tema do filme, a música “The Living Daylights” foi um sucesso, chegando ao #5 lugar na Inglaterra, segundo a Official Charts Company.
Em 1988, vem Stay on These Roads, com o A-ha ambicionando novos ares para a banda. É o terceiro álbum seguido da banda a ficar em #2 na Inglaterra. Trabalho que emplacou nada mais do que 5 hits: a própria faixa-título, “The Blood That Moves the Body“, “Touchy!“, a balada “There’s Never a Forever Thing” (que se tornou mais conhecida no Brasil) e a pop “You Are The One“.
Stay on These Roads é o início para o anúncio do disco que o a-Ha considerou como novo caminho: “East of the sun West of the moon” em 1990. Esse álbum ficou longe da popularidade dos anteriores, marcando o começo da decadência da banda. Esse álbum traz uma sonoridade diferente dos anteriores, dando mais destaque ao piano. Nessa fase o A-ha coloca 198.000 pessoas no Maracanã em seu show no Rock in Rio II, em janeiro de 1991 – entrando para oGuinness Book. Em 2015, em uma enquete realizada pelo site G1, este show foi eleito “o momento mais marcante de 30 anos do Rock in Rio”, superando inclusive o show do Queen.
O álbum contém um cover de “Crying in the Rain“, single de 1963 dos The Everly Brothers. No álbum ” East of the Sun,West of the Moon “ inclui 3 hits: “Crying in the Rain“, “I Call Your Name“, “Early Morning” e “Waiting for Her“(single lançado apenas no Japão).
Em 1993, Memorial Beach chega influenciado pelas guitarras e não mais pela base do piano, que é considerado pelos fãs um trabalho totalmente destoante dos demais, recebendo muitas críticas e tendo pouca aceitação do público.
Na necessidade de buscar outros ares de inspiração, e se afastar do assédio que nunca foi bem vindo por Mags, Morten e Paul, o A-ha separou-se em 1994 e seus membros começaram a se focar em atividades solo, mas se reuniram no mesmo ano para tocar nas Olimpíadas de Inverno em Lillehammer, Noruega. Esta apresentação incluiu a canção que eles compuseram para as Paraolimpíadas de Inverno, “Shapes That Go Together“.
Carreiras solo
aul Waaktaar-Savoy lançou seis álbuns Mary Is Coming (1996), Lackluster Me (1997), Mountains Of Time (1999), Reasons To Stay Indoors (2001), Savoy (2004) e Savoy Songbook Volume 1 (2007), com sua esposa Lauren Savoy na banda Savoy.
Morten Harket lançou até hoje 5 álbuns solo: Poetenes Evangelium em 1993, Wild Seed em 1995, Vogts Villa em 1996, Letter From Egypt lançado em maio de 2008, Out Of My Hands lançado no dia 13 abril de 2012 e Brother lançado em 11 de abril de 2014. Wild Seed vendeu aproximadamente 200.000 cópias na Noruega e 500.000 no geral. É o projeto solo de maior sucesso entre os membros do A-ha até o momento, ganhando vários prêmios e Discos de Platina Dupla na Noruega.
Magne Furuholmen construiu uma reputação como escultor, pintor, e compôs canções para filmes e para a televisão. Em 2004 ele lançou seu primeiro trabalho solo, Past Perfect Future Tense, acompanhado pelos membros da banda Coldplay, que são grandes fãs do A-ha.
Turnê da Banda
No dia 30 de junho de 2015 a banda lançou um novo single, “Under the Makeup”, o primeiro single desse novo álbum, “Cast in Steel”.
Os planos dessa turnê já se estenderam e a banda já tem, no site oficial, data para um show na Argentina, e ainda, para 2016, passagens pela Rússia, Alemanha, Inglaterra.
[impulsosocial] [impulsosocial_popup]