X

Almanaque: Conheça a história da Banda Men at Work

ADVERTISEMENT

São Paulo –  Men at Work é uma banda australiana que teve o seu início na década de 80. Seu som caracteriza-se por um rock com influências do ritmo reggae.

O primeiro álbum da banda foi em 1982 e se chamava “Business as Usual”. O seu principal sucesso veio com a música “Down Under”, que contava de maneira cômica a história de australianos viajando pelo mundo, orgulhosos de sua pátria e sofrendo a pressão da cultura dos EUA e Europa.

A canção fez tanto sucesso que entrou nas paradas de diversos lugares do mundo, inclusive do “Top 20” do Reino Unido, tornando-se praticamente um hino para os integrantes do movimento underground da Austrália. Além disso, ganhou o topo das paradas dos Estados Unidos, permanecendo em seu posto por diversas semanas seguidas e recebendo o título de “maior permanência para um álbum de estréia”. Outras músicas de sucesso foram “Who Can It Be Now?” e “Be Good Johnny”, que marcaram grande presença na grade de videoclipes nos primeiros anos de MTV. Estima-se que o primeiro álbum vendeu cerca de 15 milhões de cópias pelo mundo todo, sendo 6 milhões destes apenas dos exemplares dos Estados Unidos.

O próximo álbum, intitulado “Cargo”, foi lançado em 1983 e não atingiu tanto sucesso quanto o seu antecessor. Com três singles de trabalho, “Overkill”, “It’s A Mistake” e “Dr. Heckyll And Mr. Jive”, o álbum vendeu apenas 3 milhões nos EUA.

Em 1985, a banda lança seu terceiro álbum, “Two Hearts”, que não obteve sucesso, vendendo apenas 500 mil cópias nos Estados Unidos. O disco rendeu apenas uma música de trabalho de sucesso considerável chamada “Everything I Need”. Além disso, dois dos integrantes da banda foram demitidos (o baixista John Ress e o baterista Jerry Speiser) e outros dois se demitiram (o guitarrista Ron Strykert e o tecladista e saxofonista Greg Ham). Com a crise, o vocalista Colin Hay passou a se apresentar com músicos contratados até o fim da banda em 85.

Após certo tempo, a banda ainda tentou algum retorno, como uma turnê mundial com Colin Hay e Greg Ham em 1996 e um álbum ao vivo em 1998.

Em 1996 os membros originais Colin Hay e Greg Ham se reagruparam e fizeram turnê mundial também com músicos contratados. Em 1998 produziram um álbum ao vivo, Brazil, gravado ao vivo em sua turnê brasileira.

Em 2000 a banda tocou no fechamento dos Jogos Olímpicos de Sydney naquela cidade, cantando em coro com o público a canção “Down Under”.

Em 19 de abril de 2012, Greg Ham foi encontrado morto em uma casa no subúrbio de Melbourne por um grupo de amigos. As causas da morte ainda estão sendo investigadas.

Confira os principais sucessos da banda:

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

Expressoam:

This website uses cookies.