MANAUS (AM) – Conhecida como a aluna nota mil da redação do Enem em 2022, Rilary Manuela Coutinho, de 18 anos, foi aprovada em primeiro lugar para o curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A instituição publicou a lista de aprovados nesta quarta-feira (31).
Eram 32 vagas, mas a modalidade que ela disputou havia apenas sete vagas. Apesar da nota no Enem, a estudante usou a nota do Processo Seletivo Contínuo (PSC) que consiste em usar as notas das três etapas do ensino médio para a Ufam.
Agora, Rilary disse que pretende se mudar para Manaus no começo de junho. Ela mora em Itapiranga, região metropolitana de Manaus, e vai usar o dinheiro de uma campanha on-line, feita por uma ONG, para custear a moradia, alimentação, livros e transportes na capital. Em poucas horas, ela conseguiu R$ 72 mil e deste valor 15% ficou para a ONG.
A estudante ficou conhecida por estar na lista dos 24 alunos da rede pública de todo o Brasil que alcançou a nota máximo de redação no Enem, no ano passado. No entanto, ainda na época, afirmou que provavelmente não conseguiria ir à universidade porque não teria condições financeiras de se sustentar na capital. Com isso, sua história viralizou e muitos passaram a querer ajudá-la.