GOIÁS | Pais e alunos denunciaram a instalação de câmeras em banheiros do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia.
Ao saber do caso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) determinou a imediata retirada dos equipamentos e disse que vai investigar o ocorrido.
“Não há autorização para instalação de câmeras em sanitários/banheiros das unidades escolares e a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia já foi orientada para que as câmeras sejam retiradas imediatamente.”
A direção, contudo, afirma que o objetivo dos equipamentos era garantir a segurança dos alunos, uma vez que unidade tem problemas com o uso de drogas, e que só filmava na parte da pia, sem gerar qualquer exposição vexatória.
Instaladas há poucos dias, segundo alunos ao G1, a direção teria justificado a situação por mensagem em grupo de pais e do colégio.
“Colocamos câmeras nos banheiros com o objetivo de proteger o patrimônio público e evitar possíveis infrações lá dentro. As câmeras não filmam dentro do box do vaso sanitário. Não precisam se sentir violados.”
Mas mesmo assim, os estudantes disseram que sentiram “expostos”.