X

Amazonas apresenta aumento no número de queimadas

ADVERTISEMENT

Manaus –O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 53 mil focos de queimadas e incêndios florestais no Amazonas e alerta que o tempo quente e seco pode agravar a situação, caso as ações de fiscalização não sejam intensificadas.

Parte desse desmatamento é causado pelo fogo. A Amazônia está queimando e os focos de incêndio dispararam. Só no Amazonas foram registrados mais de 36 mil focos desde o início do ano, o que deve colocar 2015 entre os anos de maior quantidade de incêndio da história. Se considerarmos o Brasil todo, são mais de 200 mil focos de incêndio no ano.

Queimadas na Amazônia normalmente não são acidente, mas provocadas por ação humana. Agricultores e pecuaristas usam o fogo para desmatar grandes áreas a fim de iniciar cultivos e outras atividades. O mês de agosto tradicionalmente é o início da temporada dessas queimadas.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo do Inpe, a situação deve continuar ruim nos próximos meses. A avaliação é que o El Niño atingirá sua intensidade máxima no próximo trimestre. A Amazônia poderá ficar até 50% mais seca do que o normal. Mas é evidente que o problema não é apenas do El Niño. Os produtores precisam parar de usar o fogo no agricultura e adotar práticas mais modernas em suas propriedades, e o governo precisa controlar o desmatamento ilegal.

Expressoam:

This website uses cookies.