MANAUS-AM| De acordo com o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgado nesta quarta-feira (16), o Amazonas chegou a marca de 10 mil mortes pela covid-19.
Desde março do ano passado, quando foi registrado o primeiro caso da covid-19 no amazonas, que a população vive a incerteza de seus dias. Até que 70% população do estado seja vacinada, precisamos nos manter vigilante para o bem de todo povo amazonense.
Só nesta quarta, foram confirmados 108 óbitos por Covid-19, sendo 55 ocorridos no dia 15/02 e 53 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 10.100 o total de mortes. Além dos óbitos, foi confirmado diagnóstico de 1.808 novos casos de Covid-19, totalizando 297.687 casos da doença no estado.
Avaliação de Risco da Covid-19
Atualmente, as fases da situação epidemiológica de Covid-19 no estado estão representadas nas cores do cabeçalho do Boletim Diário de Casos de Covid-19 no Amazonas.
Para cada nível de risco há uma fase de ativação do plano de contingência, a qual estabelece medidas restritivas de atividades comerciais e sociais, de acordo com o Plano de Contingência Estadual.
A capital, Manaus, alcançou a fase vermelha de classificação. Contudo, os 61 municípios do interior encontram-se na fase roxa que corresponde à classificação máxima de risco para transmissão de Covid-19.
Em tempos difíceis, onde houve tantas aglomerações desnecessárias e relatos de familiares que perderam seus entes queridos, o que nos resta é ter esperança de que dias melhores virão.