MANAUS (AM) – O Amazonas confirmou o quarto caso de varíola dos macacos (Monkeypox) neste sábado (6). A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
De acordo com a FVS-RCP, o paciente é um homem de 30 a 40 anos, residente em Manaus, que viajou para outro estado. A notificação foi feita às autoridades no dia 1º de agosto.
Essa pessoa apresentou febre de início súbito, adenomegalia, fraqueza, erupção cutânea na face, nos membros superiores, inferiores e no tronco, sete (07) dias após chegar em Manaus. Ele procurou o serviço de saúde, onde foi notificado e recebeu orientações para manter
isolamento domiciliar.
Um caso suspeito em Parintins foi descartado nesse sábados. Todas as confirmações foram através do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) Fiocruz – Amazônia que recebe amostra do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN AM).
No Amazonas são, até este sábado, nove notificações de suspeitas da doença: 4 confirmados laboratorialmente; 3 suspeitos em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus); 2 casos descartados após exame laboratorial.