AMAZONAS | Desde o início da campanha de vacinação no Amazonas, no dia 18 de janeiro deste ano, os indicadores seguem em queda constante.
Em setembro, foram registrados 2.154 novos casos e 28 mortes pela Covid-19, números que para o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, mostram que a vacinação é a melhor arma contra a doença.
“Ano passado, nessa época, não se falava tanto em variantes, em mutações e este ano já falamos demais disso e, mesmo assim, os casos reduziram. Casos confirmados, hospitalização e óbitos reduziram cerca de 90%. Qual é a variável que não tínhamos ano passado e temos este ano? A vacina. O Governo do Amazonas realizou, com esse mutirão de hoje, 21 mutirões de vacinação. Nós já aplicamos 4 milhões de doses, então, ninguém está inventando nada. É a vacina que está reduzindo os óbitos. É a vacina que está reduzindo os números de internações”, afirmou Anoar Samad.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pelo governo, pela 14ª vez no ano, o Amazonas não registrou nenhuma morte causada pela doença em 24 horas.
Vacinômetro – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI) apontam que 4.052.308 doses foram aplicadas em todo o Estado até sexta-feira (1º/10), sendo 2.532.120 de primeira dose, 1.467.236 de segunda dose, 49.626 com dose única e 3.326 de dose de reforço (terceira dose). A informação está disponível no site da FVS-RCP.