MANAUS – AM | O Estado do Amazonas figura na lista das unidades federativas com pontuação entre bom e ótimo, no que diz respeito à transparência nas contratações emergenciais para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, aponta o ranking inédito divulgado nesta quinta-feira (20), pela ONG Transparência Internacional.
Roraima e São Paulo tiveram as piores classificações. O Amazonas ficou com a décima melhor nota, pontuando 63,29 dos 100 pontos possíveis, ficando, inclusive, acima da média nacional de 59, quando a análise abrange todos os Estados e o Distrito Federal.
No Amazonas, seguindo o Governo do Estado criou um link exclusivo no portal da Transparência, de acesso público, para a divulgação dos contratos assinados para o combate à COVID-19, contendo descritivos com prazos e serviços, empresas contratadas de forma emergencial e valores empenhados, liquidados e pagos, em tempo real, além de receitas, despesas e relações de pagamentos a credores.
A medida facilita a atuação dos órgãos de fiscalização e controle e também o acesso da população à aplicação de recursos públicos.