X
    Categories: Amazonas

Amazonense que convive com a capivara ‘Filó’ diz que Ibama voltou atrás: ‘Vitória! Da razoabilidade, da coerência’

Agenor vive em Autazes, numa casa flutuante, na beira do rio com vários animais da região. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O influenciador e estudante de Agronomia Agenor Tupinambá disse que vai conseguir conviver com a capivara Filó após ser notificado pelo Ibama. Em um post em conjunto com o deputado federal Felipe Becari, de São Paulo, ele explicou nesta quinta-feira (20) que o órgão voltou atrás após analisar algumas especificidades do caso.

“Vitória! Da razoabilidade, da coerência, do que é correto! A Filó vive em seu habitat natural e, por isso, não será mais removida e entregue às autoridades! Isso nos deixa extremamente felizes diante do esforço que tivemos, mas também cientes de que algumas informações devem receber a atenção de todos vocês após esse caso que tanto repercutiu”, diz o comunicado.

Agenor vive em Autazes, no interior do Amazonas, numa casa flutuante. O terreno é aberto e outros animais vivem livremente. Por conta disso, o texto ressalta a importância de campanhas educativas sobre tráfico de animais silvestres e reforça que esse não é o caso do filhote de Agenor.

“Nesse caso específico, o animal vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em liberdade”, diz a nota.

Felipe Becari escreveu sobre a importância do tráfico de animais silvestres e também ressaltou que não se pode incentivar a adoção desses animais, apesar do caso de Agenor ser específico. “O tráfico de animais silvestres é uma das mais tristes realidades da sociedade atual, representando o 3º maior do mundo, apenas atrás do tráfico de ent0rpecentes e do tráfico de arm4s. O caso em tela, extremamente específico, jamais deverá servir de estímulo para alguém “também querer um animal silvestre”, e esse pensamento, é (i)responsabilidade de cada um de vocês. Faça sua parte!”.

O Ibama ainda não se manifestou oficialmente e essa matéria será atualizada assim que obtivermos uma resposta.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.