MANAUS (AM) – O amazonense Agenor Bruce Tupinambá, de 23 anos, estudante de Agronomia que viralizou na internet ao mostrar sua vida de ribeirinho com uma capivara de estimação, a Filó, de apenas 5 meses, contou nesta terça-feira (18) que foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama. Segundo ele, a denúncia é de que o animal sofre maus-tratos.
O caso gerou revolta nos seguidores, mais de 340 mil só no Instagram e mais de 700 mil só no TikTok, que veem diariamente o amor que Agenor possui pelo animal, que vive em habitat natural. “Minha cabeça girou, vomitei, minha gargante fechou e eu achei… Fui procurado pelo Ibama na minha faculdade. Fui notificado por maus-tratos de animais e várias outras coisas”, disse o universitário e digital influencer.
Agenor explicou que a denúncia foi feita em outro estado e que nunca teria coragem de fazer nenhum mal. Além de Filó, ele ainda tem a papagaia Rosa, o porquinho Baby, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão. “Eu nunca seria capaz de fazer uma coisa dessas, mas são coisas que não podemos evitar”, lamentou ele.
O Ibama ficou de recolher o animal, além da aplicação da multa. Muitos seguidores saíram em defesa dele. “Alô @ibamagov tem coisa mais importante pra fiscalizar, hein? Que tal investigar com mais profundidade os políticos envolvidos no garimpo???”, disse uma. “Absurdo! Cadê que vão atrás de quen realmente maltrata os animais? Inversão de valores! Esse rapaz trata ela tão bem!”.
Nos vídeos publicados nas redes sociais, Agenor mostra que mora numa casa flutuante e os animais andam livremente pelo local. Um dos vídeos mais famosos é dele dando um mergulho no rio com Filó. Por conta dele, o universitário já apareceu em vários programas contando sobre sua vida vivendo em harmonia ao lado dos animais.