EUA – | O americano Brian Shelton pode ser o primeiro paciente com diabetes tipo 1 a estar curado totalmente da doença. Ele foi submetido a um tratamento com células-tronco, que produzem insulina.
O americano sofreu bastante com a condição. Quando o açúcar no sangue despencava, a chamada hipoglicemia, ele perdia a consciência de repente. Brian já bateu com a motocicleta na parede e também desmaiou no quintal de um cliente enquanto entregava correspondência.
Após esse episódio, o supervisor disse para ele se aposentar, depois de um quarto de século nos Correios. Ele tinha 57 anos na época.
No início deste ano, ele participou de um ensaio clínico da Vertex Pharmaceuticals.A empresa estava testando um tratamento desenvolvido ao longo de décadas por um cientista que prometeu encontrar uma cura depois que seu filho bebê e sua filha adolescente contraíram a doença.
Em 29 de junho, ele recebeu uma infusão de células, cultivadas a partir de células-tronco, exatamente como as células do pâncreas produtoras de insulina que faltavam em seu corpo.
Hoje seu corpo controla automaticamente os níveis de insulina e de açúcar no sangue.
Shelton, agora com 64 anos, pode ser a primeira pessoa a ser curada da doença com o novo tratamento.
Especialistas ousam esperar que a ajuda esteja chegando para muitos dos 1,5 milhão de americanos que sofrem de diabetes tipo 1.
Estudos continuam
Especialistas em diabetes ficaram surpresos, mas pediram cautela. O estudo continua e durará cinco anos, envolvendo 17 pessoas com casos graves de diabetes tipo 1. Não se destina a ser um tratamento para a diabetes tipo 2 mais comum.
*Com informações da New York Times