EUA | Uma denúncia envolvendo a Alexa, assistente virtual da Amazon, viralizou nesta semana. Uma menina de 10 anos teria pedido uma sugestão de um “desafio” para o aparelho, que propôs um “challenge” que chocou a mãe da criança. A mulher denunciou a dica nas redes sociais.
Kristin Livdahl compartilhou, no último domingo (26/12), uma captura de tela, em sua conta do Twitter, em que mostra a mensagem enviada pela Alexa após a interação.
A mensagem diz o seguinte: “Aqui está algo que encontrei na web. De acordo com ourcommunitynow.com o desafio é simples: conecte um carregador de telefone na tomada pela metade e, em seguida, toque uma moeda no pino exposto”.
O desafio, conhecido como “outlet challenge” (“desafio da tomada”, em português), já tinha virado assunto nas nas redes sociais, especialmente no Tik Tok, em janeiro deste ano. Autoridades americanas alertaram sobre o risco de incêndios e danos aos sistemas elétricos após três incidentes — dois deles em escolas.
O perfil de assistência da Amazon no Twitter respondeu a denuncia de Kristin e pediu que ela entrasse em contato com a empresa.
Após a denúncia, a gigante norte-americana afirmou que atualizou seus sistemas para que a recomendação não fosse mais feita pela assistente.