MANAUS (AM) – Depois de 20 anos em operação, o Cinemark encerrou as atividades em Manaus. O último dia de operação da rede norte-americana na cidade aconteceu no domingo, dia 30 de janeiro.
O Cinemark tinha oito salas na capital amazonense desde 2001 quando teve como uma das principais atrações de lançamento “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. A rede revolucionou as operações do setor na cidade com multiplexs no formato stadium, diferente do existente no Severiano Ribeiro do Amazonas Shopping, além de possuir um moderno sistema de projeção e som para a época.
Durante o período em Manaus, além de destacar os blockbusters, trouxe projetos como os Clássicos do Cinemark exibindo obras-primas como “O Poderoso Chefão“, “O Iluminado” e “Casablanca” nas telonas, o Cine Cult dedicado para a exibição de produções fora do circuito mais comercial e o Projeta Brasil voltado para filmes nacionais de destaque.
Com o passar do tempo, porém, perdeu espaço enfrentando a concorrência de outros complexos localizados em áreas mais centrais e de fácil acesso na cidade – Cinépolis, Kinoplex, UCI – e a própria decadência do Studio 5 que não conseguiu fazer frente a shoppings como Amazonas, Manauara, Sumaúma e Ponta Negra. Sobreviveu graças aos preços mais baixos praticados, mas, não resistiu à pandemia da Covid-19.
O fechamento do Cinemark escancara a crise do setor de cinemas em Manaus: em 2021, após mais de uma década, o Playarte deixou a cidade. Até o momento, o Manauara Shopping não possui sequer previsão de substituto. Em menos de um ano, a capital passou de 69 para 51 salas, sendo que complexos como o Cinépolis do Shopping Ponta Negra ainda não reabriram em sua totalidade desde o retorno no segundo semestre do ano passado.