SANTA CATARINA | O número de casos de Covid-19 em Blumenau, no Vale do Itajaí, mais do que dobrou desde a reabertura do comércio na cidade, em 13 de abril. Naquela data, eram 68 pacientes infectados, contra 177 na terça-feira (28), segundo o governo de Santa Catarina — um crescimento de 160%.
A reabertura do comércio foi autorizada pela prefeitura, na ocasião, após um decreto estadual que permitiu a reabertura mediante algumas regras, entre elas a proibição de provas das mercadorias e a obrigação de uso de máscaras pelos funcionários.
A Prefeitura de Blumenau atribuiu a alta à volta do comércio e à quantidade maior de testes realizados. Os testes inicialmente eram feitos em pacientes internados; depois, pessoas com sintomas de resfriado também passaram a ser submetidas à testagem. Não foi informada a quantidade de pessoas testadas desde a reabertura do comércio. A ampliação de testes começou há cerca de uma semana.
Também por meio de nota, o governo do Estado de Santa Catarina informou que o aumento “faz parte de um movimento esperado da doença diante da disseminação do vírus e da ampliação da testagem”.
Aglomerações
Na quarta (22), quando foi autorizado o funcionamento de shoppings e afins, um dos estabelecimentos chegou a ter aglomeração de pessoas por causa da reabertura e depois acabou notificado pela Justiça e Vigilância Sanitária. O município, porém, diz não ser possível associar o aumento à volta desses espaços em razão do curto espaço de tempo verificado desde então — menos de uma semana.
No domingo (26), moradores flagraram situação semelhante em um food park da cidade. Apesar de ficar em local aberto, havia pessoas aglomeradas e sem máscara, item que é obrigatório em Santa Catarina. A prefeitura também notificou o estabelecimento.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, lamentou os dois episódios e reforçou a necessidade de as pessoas saírem de casa somente em caso de extrema necessidade.