MANAUS (AM) – Após derrota nas urnas em 2022, quando não conseguiu se reeleger deputada estadual, Therezinha Ruiz tenta conquistar uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nas eleições deste domingo (6). A ex-parlamentar, que mesmo assim conseguiu um posto no governo do Amazonas, como secretária-geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (UG-Padeam), ainda quer mais.
Therezinha deixou o cargo em abril deste ano e batalha para voltar à vida pública. Em 2022, na onda do bolsonarismo, ela deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pulou para o Partido Liberal (PL) em busca de se manter mais quatro anos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Não deu certo e Therezinha ficou apenas como suplente após conseguir 24 mil votos.
A ex-deputada começou sua trajetória política em 2006 e foi eleita vereadora em 2012, 2016 e 2018, ficando de fora em 2022. Nesse ano de 2024, ela também aposta no retorno apoiando o candidato a prefeito Roberto Cidade (UB). Os dois participaram de comício na Zona Leste de prometeram vagas em creches.
Apesar da proximidade, vale lembrar que ela já foi aliada de David Almeida e em 2022 defendeu a nomeação de Dulce Almeida, irmã dele, para a secretaria municipal de educação, mesmo após as críticas pelo nepotismo.
Se eleita neste ano junto com Roberto Cidade, a candidata pode ser uma das principais aliadas do Executivo municipal, da base de apoio, semelhante à base atual de David Almeida. Basta saber se o eleitor amazonense vai dar uma chance desta vez.