MANAUS-AM| Depois da capivara Filó ser retirada das mãos do Ibama, uma ariranha foi encontrada morta na última quarta-feira (10) no interior do Amazonas. O animal era usado como atração turística nos polêmicos passeios onde turistas tiram fotos com os bichos da Amazônia.
De acordo com a prefeitura, o caso foi denunciado aos órgãos ambientais. “A vida de uma das nossas atrações ecológicas foi covardemente tirada. […] traziam alegria às famílias de Uarini, quando as mesmas docilmente subiam para dar suas boas-vindas na orla do nosso município”, diz a nota.
A ariranha parceira do animal morto agora vaga à procura do animal que morreu. Não se sabe ainda se a morte tem ligação com os passeios. “Hoje, a que conseguiu sobreviver ao ato covarde e impiedoso, está inconsolavelmente a procura do seu parceiro, nadando de um lado para o outro no lago de Uarini”, destaca o texto da prefeitura.
Ibama e ao Ministério Público foram acionados. O secretário de meio ambiente de Uarini, Waldir Pereira, comentou o caso.
“Tristeza, é o sentimento que todos nós temos, uma profunda indignação e que o ato criminoso cometido contra o animal silvestre seja punido conforme os rigores da lei”, diz a nota da prefeitura.