MANAUS (AM) – Um oitizeiro (Licania tomentosa) de mais de 100 anos localizado na Rua Ferreira Pena, no Centro de Manaus, foi incendiado na noite desta segunda-feira (24). Segundo dois guardadores de carro, o fogo começou em um papel deixado ao pé da árvore.
Os moradores ficaram assustados com as chamas, e mesmo ligando para o Corpo de Bombeiros, não ficaram de braços cruzados e saíram de suas casas com baldes d’água para apagar as chamas. O CBM chegou em seguida e conteve as chamas.
O Expresso AM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS ), que informou que fez vistoria no local e observou que o fogo atingiu desde a base do tronco até uma altura de cerca de 4 metros e não chegou a se alastrar e danificar a copa.
“Em análise preliminar, o fogo atingiu apenas a camada mais superficial do fuste, não chegando a comprometer a estabilidade da árvore. No entanto faz-se necessário um monitoramento do indivíduo para observar possíveis reações adversas uma vez que a base do indivíduo foi a região mais afetada pelo fogo e a exposição às altas temperaturas e ao material combustível pode trazer consequências negativas ao vegetal”.
Além do acompanhamento, a SEMMAS oficiará à Delegacia de Meio Ambiente demanda para buscar identificar a autoria do ocorrido.