PARANÁ (PR) – Um atleta de 16 anos comoveu toda a web ao participar descalço do Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-20 e vencer. Maurício Souza foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na sua bateria dos 400m rasos em Cascavel, no Parabé.
O jovem revelou que correu descalços pois não tinha sapatilhas adequadas para participar da competição, e na sua cidade o equipamento não é acessível para o tamanho do seu pé (47).
“Eu até cheguei a ter duas sapatilhas de tamanho 46 mas com o tempo e os treinos elas acabaram rasgando. Aí não teve jeito, tive que correr descalço. Não recomendo essa experiência para ninguém. As vezes fico com bolhas de sangue na ponta dos dedos, chego a perder o ‘couro’ da sola do pé por conta do contato com o chão. É caro e difícil encontrar sapatilhas 47”, explicou.
Maurício mora com os pais na zona rural de Araputanga (MT), estuda em escola de tempo integral e vai a pé até o colégio, ele usa chinelos para ir a aula já que o único tênis que tinha rasgou.
Essa não é a primeira vez que o jovem precisa correr descalço, essa foi a terceira vez. Maurício já participou de outros dois torneios estaduais da mesma forma. Em um deles, foi campeão e no outro ficou em quarto lugar, ambos na categoria sub-23.
O corredor conheceu há um ano a modalidade, através de amigos. “Nunca ninguém da minha família foi do atletismo, eu entrei por conta de uns colegas que me disseram que correndo eu poderia ter maiores oportunidades de crescer na vida. E eu realmente me divirto e gosto muito desse esporte”, disse.