X
    Categories: Destaque

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MATO GROSSO| O avião que trouxe o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Mato Grosso nesta sexta-feira (18) não conseguiu pousar de primeira no estado em razão da fumaça das queimadas, que cobrem parte do estado a semanas. O próprio presidente comentou que a pouca visibilidade obrigou o piloto a arremeter o avião.

“Aqui, quando o nosso avião foi pousar hoje, ele arremeteu. Foi a segunda vez que isso acontece na minha vida. Uma vez foi no Rio de Janeiro. E, obviamente, algo anormal está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa”, disse. “Para nossa felicidade, na segunda vez conseguimos pousar. Estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos e temos sofrido uma crítica muito grande”, disse o presidente.

Na chegada ao aeroporto de municipal João Batista Figueiredo, o presidente, que não usava máscara, cumprimentou apoiadores – a maioria produtores rurais. Um grupo de ao menos 20 manifestantes também estava presente e levaram faixas criticando a construção da Usina Hidrelétrica de Sinop, multada recentemente em mais de R$ 30 milhões pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente pela mortandade de milhares de peixes.

Bolsonaro foi ao estado líder de focos de queimada em todo o país para visitar a usina agroindustrial Inpasa e receber homenagens da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Sinop. Pela tarde, o presidente segue para Sorriso, onde deve visitar a usina de etanol da Fueling Sustainability Bioenergia (FS) e participar do lançamento da safra nacional de soja.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até esta sexta-feira, os satélites do Inpe já registraram 36.432 focos de calor no estado este ano. O bioma mais afetado é o Pantanal, que já teve cerca de 20% de sua extensão atingida pelo fogo. 

Expressoam:

This website uses cookies.