Manaus – O avião modelo Beechcraft Baron, de prefixo PR-RAU, da empresa Parintins Taxi Aéreo, que decolou do aeroclube de Manaus e seguia com destino ao município de Itaituba, no estado do Pará, caiu na região de mata do município de Autazes (AM) nesta quinta-feira (25).
A aeronave transporta o corpo do piloto Daniel Oliveira Silva, de 33 anos de idade, que morreu há cerca de dois meses, em um acidente de helicóptero no município de Novo Aripuanã. Além do cadáver, outras duas pessoas estavam a bordo – o piloto e o copiloto que acabaram se ferindo na queda.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave apresentou problemas mecânicos e caiu nas proximidades do município de Autazes, distante 110 quilômetros de Manaus, na área conhecida como Mutuca. As vítimas foram identificadas como piloto Carlos Alberto Gomes da Silva, 72 anos, e o copiloto Willem Andrade de Paulo, 38 anos, que foram socorridos pelos agentes do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e policiais militares, e transferidos de helicóptero pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), para o Hospital João Lúcio, Zona Leste de Manaus, em estado estável e respiram sem ajuda de aparelhos.
Especialistas do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), abriu procedimento para apurar as causas do acidente.
Sem condições financeiras, família de Daniel Oliveira Silva, conseguiu arrecadar dois meses após a morte do piloto a quantia suficiente para trazer o corpo de volta à cidade natal em Itaituba, no estado do Pará.