Manaus-AM| A avó materna da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, segue intubada em decorrência da Covid-19. Seu estado é grave e segundo informações, ela está internada no 5º andar do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), onde ficam os leitos da unidade de terapia intesiva (UTI) de pacientes infectados pelo Sars-Cov-2.
A aposentada Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, teve um pneumotórax hipertensivo – acúmulo de ar na região pleural, que está sob pressão, o que resulta na compressão dos pulmões e diminui o retorno venoso para o coração. Um dreno torácico foi realizado nos últimos dias. Ele surgiu por complicação de doença pulmonar previamente conhecida, causada pelo novo coronavírus.
Pelo estado de saúde e pelo alto risco de infecção da Covid-19, a idosa não tem recebido visita de parentes, que são atualizados por telefone sobre o quadro clínico.
Maria Aparecida Ferreira Firmo teve comprometimento de 78% do pulmão, o que preocupa os intensivistas. Mesmo com ajuda de aparelhos, a função pulmonar da idosa está com 40% de oxigênio (o ideal da saturação é entre 95% e 100%) e requer atenção cuidadosa.
Os médicos avaliaram que, embora o quadro dela seja grave, os sistemas neurológico e cardíaco seguem preservados. Desde domingo (5), Maria Aparecida recebe alimentação líquida, alternativa mais utilizada quando a ingestão de nutrientes pela boca está impossibilitada. O processo mais comum é injetar um cateter ligado a uma bolsa de soro fisiológico em uma veia do braço. Ela tem respondido bem ao procedimento.
A aposentada seguiu para internação primeiramente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), sentindo falta de ar, após passar mal, cair e desmaiar em uma das ruas do Sol Nascente, onde mora. Pela gravidade do quadro, foi levada ao HRSM por um vizinho que a encontrou desacordada na porta de uma farmácia.