Porto Alegre – Um helicóptero foi roubado por bandidos neste sábado (8), em Canela, na serra gaúcha. A aeronave, de uma empresa de táxi aéreo, foi locada por dois homens.
Depois de levantar voo, o piloto foi rendido pelos passageiros armados. A polícia emitiu um alerta, já que havia a suspeita de uma possível tentativa de resgate de presos. Nesta tarde, o helicóptero foi localizado em Triunfo, município da região metropolitana de Porto Alegre, perto de penitenciárias de alta segurança. Segundo o relato do piloto aos policiais, ele foi obrigado a rumar para Triunfo, onde pousou próximo a um armazém.
De lá, sugiram outros dois homens fortemente armados. Um dos assaltantes assumiu o controle da aeronave e decolou. Enquanto isso, o comandante rendido foi levado de carro a Porto Alegre, onde foi deixado em uma vila na zona norte. Segundo uma fonte da Brigada Militar –a PM gaúcha–, dois helicópteros da corporação levantaram voo e foram em direção a Charqueadas. Na região, há uma série de presídios. A principal delas é a PASC (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas), local que abriga os maiores criminosos do Estado.
Os policiais a bordo dos helicópteros avistaram a aeronave roubada no solo, ainda dentro do município de Triunfo. O aparelho passa por perícia. O helicóptero roubado foi encontrado por volta das 15h40, sem as portas, alguns bancos e com cordas amarradas em sua fuselagem. Conforme o depoimento do piloto rendido, depois de pousarem, um dos homens armados se dirigiu a ele com o rosto coberto e fez perguntas técnicas sobre a aeronave.
Dentre as questões, ele queria saber se o veículo conseguiria voar com o peso de quatro pessoas de mais de 150 quilos.
A polícia ainda faz buscas na região. Enquanto isso, a guarda nas penitenciárias está sob alerta.
Com informações UOL