SÃO PAULO| A blogueira mirim Emily Alves Pereira da Silva, de 14 anos, morreu sem diagnóstico médico enquanto aguardava uma vaga em uma unidade de terapia intensiva ( UTI), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A adolescente foi internada na sexta-feira (2), mas após o agravamento de sua saúde, veio à óbito, antes mesmo de ser encaminhada para um leito de UTI.
Segundo informações de familiares da vítima, ela começou a se sentir mal no final de março. Com febre e queixas de dor de cabeça, os pais de Emily a levaram até uma unidade de saúde de Praia Grande, mas a adolescente apenas foi medicada e, em seguida liberada. Na sexta, o seu estado de saúde piorou e a blogueira foi internada.
A jovem estava com suspeita de dengue e meningite, no entanto, o diagnostico não foi confirmado. O pai de Emily, Ismael Pereira da Silva, 38 anos, disse ao G1, que a filha teve uma parada respiratória e precisou ser intubada. No dia seguinte, na fila por leito de UTI, ela faleceu.
“Minha menina era um amor de pessoa, completaria 15 anos no fim deste mês. Muito caseira, estudiosa, inteligente, fazia vários vídeos para as redes sociais e pensava em ser famosa. Deus a recolheu e dará forças para nós”, disse Ismael, ao G1.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado justificou a falta com a leito com o argumento de que há alta demanda por causa do acirramento da pandemia de Covid-19.
“A sobrecarga na rede de saúde já é uma realidade em diversos locais, e os serviços do SUS esforçam-se para garantir assistência adequada e oportuna a todos”, diz trecho da nota.