MANAUS – AM | Os bois bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, se uniram em campanha em prol dos Indígenas Yanomamis, que vêm sofrendo com a desnutrição e malária em Roraima.
Rivais dentro do bumbódromo do Festival de Parintins, no Amazonas, as agremiações pedem recursos para ajudar os indígenas.
Nos últimos cinco anos morreram 570 crianças yanomamis e 505 tinham menos de 1 anos. Em 2022 foram confirmados 11.530 casos de malária na terra yanomami.
O vídeo compartilhado pelos bois de Parintins mostra imagens do garimpo de Serra Pelada, um marco da “corrida ao ouro” no Brasil, e notícias de agências noticiosas internacionais com ocorrência de queimadas na Amazônia e exploração ilegal de madeira e minério.
O vídeo, com 1 minuto e 20 segundos de duração, finaliza com as imagens de Garantido e Caprichoso, lado a lado.
A meta da campanha ‘SOS Yanomani’ é arrecadar R$ 100.000 para a compra de redes, mosquiteiros, dentre outros produtos e as doações podem ser feitas através do link: https://apoia.se/yanomami.
SOS YANOMAMI!
Bois Caprichoso e Garantido, pausam a rivalidade centenária que fomenta o Festival de Parintins e se unem em uma campanha em prol dos Yanomami.
Os Bois Caprichoso e Garantido expoentes do Festival de Parintins e da arte na Amazônia, por muitos anos fazem do (+) pic.twitter.com/VKP4O6pPIe
— Boi Caprichoso (@boicaprichoso) January 24, 2023