BRASIL | O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar, nesta quinta-feira (2/6), pesquisas que indicam Lula (PT) como favorito nas intenções de voto e brincou com a aparência dos dois.
“Eu quero ver Lula ir no botequim tomar uma branquinha. Não vai. Por que o Datafolha bota ele com até 49%?”, questionou Bolsonaro em conversa com apoiadores no “cercadinho” do Palácio da Alvorada.
Ao ouvir de uma apoiadora que é mentira que ele é mais rejeitado entre as mulheres, Bolsonaro rebateu: “O Lula é mais bonito do que eu, pô”.
A última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (26/5), mostra Lula (PT) com 48% das intenções de voto, ante 27% de Bolsonaro. O levantamento mostrou que o ex-presidente abriu 21 pontos percentuais de vantagem sobre o atual mandatário na primeira pesquisa sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e sem o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro Sergio Moro (União Brasil).
Sem os brancos e nulos, Lula tem 54% dos votos válidos, o que seria suficiente para uma vitória em primeiro turno. Bolsonaro, por sua vez, registra 30%.
A pesquisa também mostrou que Lula possui vantagem entre as mulheres independentemente de faixa social. Entre elas, o petista chega a marcar 49%, ante 23% do atual mandatário. Para se tornar mais competitivo, Bolsonaro tem lançado ofensiva em direção do público feminino, um dos mais resistentes à sua candidatura à reeleição.