BRASIL – O presidente Jair Bolsonaro (PL) finalmente decidiu falar. Assim como não explicou por que estava calado, também não revelou porque resolveu falar. Nesta sexta-feira (9), jogou para fora tudo o que se passa por sua cabeça desde a derrota para Lula (PT). Foram 37 dias mudo.
“Estou praticamente há quarenta dias calado, não é fácil. Dói, dói na alma. Sempre fui uma pessoa feliz no meio de vocês, mesmo arriscando minha vida no meio do povo, como arrisquei em Juiz de Fora em setembro de 2018.”
Ao ver os apoiadores no cercadinho, Bolsonaro decidiu que era a hora certa de desabafar. “As decisões, quando são exclusivamente nossas, são menos difíceis e menos dolorosas. Mas quando elas passam por outros setores da sociedade são mais difíceis e devem ser trabalhadas. Se algo der errado é porque eu perdi a minha liderança. Eu me responsabilizo pelos meus erros. Mas peço a vocês: não critiquem sem ter certeza absoluta do que está acontecendo.”.
Bolsonaro também deixou claro que está ao lado dos manifestantes que pedem golpe militar e que ele fique no poder.
“Vocês estão se manifestando de acordo com as nossas leis. Vocês são cidadãos de verdade. Está na hora de parar de ser tratado como outra coisa aqui no Brasil.”
Bolsonaro também disse que pergunta a Deus porque perdeu as eleições. “Quantas vezes, após a minha oração matinal, pergunto: ‘Meu Deus, o que eu fiz para perder a cadeira presidencial? Qual foi o meu pecado?’”.
Bolsonaro ainda disse que o futuro dele das Forças Armadas e dos poderes está nas mãos do povo. “Nunca vi o povo ir às ruas pedir para um presidente ficar. Só vi ir para pedir para sair.”