O presidente Jair Bolsonaro pretende reabrir as escolas cívico-militares na próxima segunda-feira (27), no Distrito Federal. Também podem ser reabertos o Colégio Militar e colégios da Polícia Militar e dos bombeiros. Nesta segunda-feira (20), Bolsonaro se reuniu com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no Palácio do Planalto, para tratar sobre medidas para reabertura de escolas e comércio. Ibaneis anunciou na última semana que pretende reabrir o comércio na capital, de maneira gradual, a partir do início do mês de maio.
“Esse talvez seja o primeiro gesto para nós voltarmos à normalidade no tocante ao estudo aqui no Brasil”, disse Bolsonaro a jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada. Contudo, Bolsonaro ponderou sobre a reação dos pais de alunos, que podem não gostar da reabertura das escolas em tempo de pandemia. “É uma realidade: em média, 70% vai pegar o vírus. É uma realidade. Não adianta ficar fugindo dessa realidade”, disse ao justificar a proposta.
O presidente também tem intenção de reabrir a Academia da Polícia Federal, também na próxima semana, mas que ainda vai conversar a respeito disso com o ministro da Justiça, Sergio Moro.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil