Até as últimas horas desta segunda-feira (6) as buscas pelo jornalista Dom Philips, que colabora com o jornal The Guardian, e o indigenista Bruno Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), devem continuar. As informações são do advogado Eliésio Marubo, da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
Ainda segundo ele, nesta terça-feira (7) as buscam continuam em caso de não houver novidades. Sobre o desaparecimento, Eliésio acredita que tenha relação com invasores e garimpeiros que atuam no Alto Solimões e já haviam os ameaçados.
Dom Phillips e Bruno Pereira partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas. Conforme a nota, após o desaparecimento do jornalista e indigenista, às 14h, saiu de Atalaia do Norte uma primeira equipe de buscas da Univaja.
A Polícia Federal informa que já está acompanhando o caso e diligências estão sendo empreendidas. O Ministério Público Federal (MPF) também já abriu um procedimento administrativo e órgãos de segurança do Estado também vão participar das buscas.
O Governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) o envio de reforço policial especializado para o município de Atalaia do Norte, no interior do estado, para apoiar as buscas e as investigações.
O titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), delegado Alex Perez, montou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, além de voluntários para intensificação das buscas na região, que já foram iniciadas.