DISTRITO FEDERAL | A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga uma denúncia de maus-tratos a animais em uma chácara de Brazlândia.
O local seria um suposto abrigo de animais mas, na última sexta-feira (13/05), protetores de animais encontraram cães e gatos dentro de congeladores, freezers e em sacos de ração da propriedade. Nesta terça-feira (17/5), foi feita a perícia do local e, agora, os policiais aguardam o resultado.
A vice-presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Ana Paula Vasconcelos, informou ao Correio que o local já ficou abandonado outras vezes. Ela contou que a denúncia chegou até ativistas que atuam na proteção de animais de forma voluntária e que, ao chegarem no local, eles se depararam com a situação. Segundo a advogada, trata-se de uma “situação antiga”.
“O dono do lugar é um funcionário público e tem muita resistência em receber ajuda. Cerca de um mês atrás, ele se ausentou do abrigo porque foi internado, e alguns protetores locais tiveram acesso e foram lá alimentar os animais. Ficaram um tempo lá cuidando dos animais. Quando ele voltou, expulsou todo mundo de lá, registrou ocorrência contra as pessoas que estavam lá, e agora, na semana passada, tomamos conhecimento de novo de que esses animais estavam abandonados”, explicou a advogada.
“Diante disso, na última sexta-feira, formamos uma força-tarefa para tentar ir lá e amenizar o sofrimento, e o dono do local não estava, quem permitiu a entrada foi a família dele. Nisso, vimos que os animais já estavam há muitos dias sem comida, com fome e sede, e um voluntário local encontrou diversos cães e gatos mortos na propriedade”, acrescentou Ana Paula.
“O fato está sendo apurado pelos policiais da unidade”, informou a assessoria da PCDF, em nota.