A Prefeitura de Manaus dará início à vacinação contra a dengue na próxima quinta-feira, (22), para crianças de 10 e 11 anos de idade, com a oferta do imunizante em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A estratégia de imunização é coordenada pela Semsa e complementa as ações da gestão municipal para prevenção e controle das arboviroses.
Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a vacinação representa um avanço no enfrentamento da dengue, que teve aumento de casos em todo o país neste início de ano. Em Manaus, até o último dia 10/2, foram confirmados 923 casos da arbovirose, transmitida por mosquitos da espécie Aedes aegypti. “A vacina é mais uma conquista da saúde pública, e ficamos felizes em contar com essa proteção para nossas crianças. Pedimos aos pais que não deixem de vacinar os filhos, e sigam atentos para eliminar os focos de água parada nas casas e quintais, que servem de criadouros para os mosquitos”, afirma.
Shádia aponta que a vacinação vai contribuir para a diminuição da incidência e dos agravos decorrentes da dengue. “A vacina previne a infecção por qualquer sorotipo do vírus, reduzindo o risco de adoecimento, hospitalização ou óbito. O impacto da estratégia vai ficar mais evidente em médio e longo prazo, à medida que tivermos mais jovens imunizados”. Para receber a vacina nos pontos de imunização da Semsa, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, levando o documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina. Dentre os estabelecimentos da secretaria que participam da estratégia de imunização estão nove unidades de saúde que atendem em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
A lista completa de unidades, com endereços e horários de funcionamento, está disponível em no site https://manaus.am.gov.br/semsa ou diretamente pelo link https://bit.ly/SalasVacinaManaus. Além da oferta da vacina nos pontos de imunização, a estratégia da Semsa incluirá a vacinação em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria, e em escolas situadas próximas de unidades da rede básica.