MANAUS (AM) – A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) e sarampo se encerra nesta sexta-feira (24), no Amazonas, sem alcançar a meta de cobertura vacinal de 90% e 95%, respectivamente, como preconizada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). Até esta quarta-feira (22), apenas 53,8% do público para influenza e 38,7% para sarampo haviam sido vacinadas.
A campanha é coordenada no estado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A estratégia busca ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo e reduzir as complicações decorrentes de infecções pelo vírus da influenza.
“É importante que os grupos prioritários contemplados nas campanhas de vacinação contra influenza e sarampo sejam vacinados para evitar complicações decorrentes dessas doenças. As vacinas são nossa maior arma de combate contra as doenças imunopreveníveis”, alerta Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, acrescenta que as campanhas de vacinação ocorrem anualmente, mas é importante que todos os anos as metas de vacinação sejam atingidas.
“Temos vacinas disponíveis todos os dias, meses e anos, é importante que não deixemos de imunizar nossas crianças e idosos.
Os grupos prioritários são primordiais para evitar que complicações mais severas dessas doenças possam acometer essas pessoas, pedimos que todos busquem uma unidade de saúde e se vacinem”, ressalta Izabel.