EUA| No primeiro debate presidencial da eleição de 2020 nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (29), o candidato democrata Joe Biden ameaçou o Brasil com “consequências econômicas significativas se não cuidar da Amazônia”.
Biden disse que, caso eleito, fará uma coalizão internacional para transferir US$ 20 bilhões ao governo do presidente Jair Bolsonaro para a preservação do bioma.
“As florestas tropicais do Brasil estão sendo destruídas. Mais carbono é absorvido naquela floresta do que é emitido pelos Estados Unidos. Vou garantir que vários países se juntem e digam [ao Brasil]: ‘Aqui estão US$ 20 bilhões. Parem de destruir a floresta’”, disse o candidato da oposição.
A citação ao Brasil ocorreu durante as discussões dos candidatos sobre propostas de políticas ambientais. Trump voltou a classificar o Acordo de Paris, de redução de emissões de poluentes, como “um desastre”.
Biden retrucou e disse que em seu eventual governo haverá investimentos em energia renovável, seguindo um plano que vai “gerar empregos e riqueza”.
O debate ocorreu em Case Western Reserve University, em Cleveland, Estado de Ohio, com poucas pessoas na plateia do centro de convenções em razão do distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19.