X

Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins

ADVERTISEMENT

Parintins – O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do 52º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “A Poética do Imaginário Caboclo”, o Touro Negro venceu a tradicional disputa na Ilha Tupinambarana após três noites de espetáculo apresentados neste final de semana, 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Bumbódromo de Parintins.

A apuração das notas aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (3), também no Bumbódromo. Ao todo, dez jurados analisaram 21 itens que compõem cada apresentação dos bumbás em cada uma das três noites de espetáculo. Ao vencer mais este campeonato, o Caprichoso alcança o 22º título de campeão do festival.

Os 21 itens

Os 21 itens avaliados pelos jurados são: apresentador, levantador de toadas, batucada ou marujada, ritual indígena, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, evolução, toada, pajé, tribos indígenas, tuxauas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica, vaqueirada, galera, organização ou conjunto folclórico e coreografia.

Jurados antigos

Este ano, os dez jurados que analisaram as apresentações de Caprichoso e Garantido são ex-jurados do festival. Eles já participaram do julgamento nas edições de 2005 e 2012. Essa foi uma das alterações feitas este ano no regulamento do Festival Folclórico de Parintins. O objetivo foi trazer nomes para compor um banco de dados.

Com informações Acrítica 

Expressoam:

This website uses cookies.