Diante do cenário de pandemia em que o Brasil vive em decorrência ao novo coronavírus, as eleições municipais desse ano, podem ser suspensas. Marcado para o mês de outubro, a incerteza tem preocupado políticos e magistrados. Com a possibilidade das eleições de 2020 serem canceladas, os juizes devem assumir o comando das prefeituras.
A hipótese foi mencionada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, há duas semanas. Na Reunião, a ideia de Maia, foi vista como uma maneira de não prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores. “Temos somente duas opções. A melhor é que esteja tudo normal em outubro. A pior é termos que aprender a viver dentro da normalidade, descobrir como praticar os atos do calendário eleitoral nessas novas condições”, disse Henrique Neves, jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contrário ao adiamento das eleições.
Entre as possibilidades de ainda ter eleições, é prorrogar para dezembro de 2020. Há também a chance delas serem realizadas no início do ano que vem, mas sem prorrogar mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.
Foto: divulgação