MANAUS – AM | O CD “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” do compositor e maestro amazonense Claudio Santoro, está entre os indicados a “Melhor Álbum de Música Clássica”, o único brasileiro a competir pelo prêmio na categoria.
Protagonizado pelo violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow, o álbum gravado entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, seria lançado durante uma turnê que foi cancelada com o agravamento da pandemia da Covid-19. O lançamento ocorreu em junho de 2020, junto de um documentário sobre os bastidores da gravação.
Ney Fialkow comenta que a indicação para um dos maiores prêmios da música latina foi uma surpresa, e que a dupla já se sente premiada.
“Montamos um CD completamente independente, num momento de pouco auxílio para a música erudita no país, então fizemos com os recursos próprios e nos atiramos com muita dedicação a esse repertório fantástico do Santoro”, conta o músico.
“É uma obra de grande envergadura, e tivemos a felicidade de encontrar um tesouro que, infelizmente, foi pouco explorado e mergulhar nessa obra grandiosa. Nos sentimos muito realizados em saber que a música dele será mais difundida com a indicação”, enfatiza o pianista.
O CD pode ser comprado em formato físico na Loja Clássicos, da Revista Concerto, e também está disponível nas plataformas de streaming. A premiação do 22º Grammy Latino será no dia 18 de novembro. Entre os indicados estão nomes como Caetano Veloso, Nana Caymmi, Duda Beat, Anavitoria, entre outros.