ITAPERUNA (RJ) – Uma mulher de 45 anos, com um pouco mais de 1,50 de altura e pesando 150 kg teve um tumor de cerca de 46 kg retirado da barriga dela. O caso aconteceu na quarta-feira (31) e, segundo o cirurgião Glaucio Boechat, ela vivia com o tumor há 5 anos.
A paciente deu entrada no Hospital São José do Avaí com falta de ar devido a tumoração e foi encaminhada para uma cirurgia de urgência. O procedimento durou em torno de duas horas e foi realizado junto a residentes, instrumentadores, anestesistas e auxiliares de enfermagem. O material retirado foi encaminhado para biópsia, que pode levar de 15 a 20 dias para ficar pronta.
Segundo o cirurgião, como não fez previamente consultas com a paciente, não é possível determinar antes do laudo o local onde o tumor começou. No entanto, a equipe médica suspeita que tenha sido no útero.
Após a cirurgia, a mulher foi encaminhada ao CTI da unidade e está lúcida e estável. De acordo com o cirurgião, ela já respira sem ajuda de aparelhos e tem se comunicado bem.
Só após o resultado da biópsia é que será possível saber se o turmo é benigno ou maligno.